Perambulando pelas redes sociais, observei uma hashtag diferente e não muito divulgada, tal qual aquelas de sempre, porém com um cunho social interessante. Em conversa com um amigo ele me explicou um pouco sobre ela. Bom a hashtag 'OcupeEstelita' é de interesse maior de quem está em Recife - PE, mas por que não ser de interesse nacional?
O movimento visa combater a ocupação de uma área pública para ser transformada em algo que beneficiará somente uma parcela da população daquele lugar, alguma semelhança com algo vivido em sua cidade? Pois é, o movimento #OcupeEstelita é o exemplo daquilo que muitos de nós vivemos em nossas cidades, estados ou até mesmo bairros.
A transformação do Recife em Novo Recife é o que impede que um lugar cheio de histórias e tradições, merecedor do titulo, seja tido como patrimônio nacional pela UNESCO. O Estado do Pernambuco cheio de riqueza e beleza natural não merece ser tomado por construções que visam um progresso que só regride, e porque nós como país não compartilhamos da luta de nossos queridos irmãos de pátria?? Dentre tantas revoluções que vemos pelas redes, acredito eu que o movimento Ocupe Estelita, merece sim, uma visibilidade e uma compaixão maior.
A luta não é só de quem vive no Recife, mas de todos nós que vemos isso a todo instante pelo nosso país. Espaços públicos sendo vendidos para serem usados de uma maneira nada proveitosa para a população. A segregação da sociedade e a divisão das classes, privilegiando aqueles que provém de maior poder aquisitivo.
Espaço público é para ser usado em favor de quem precisa. Dentre tantas necessidades que o Recife, assim como outras cidades tem. Condomínios de luxo, shopping centers ou vias de acesso rápido passando por cima de belezas naturais e aumentando os danos ambientais e privilegiando os de classe A, mantendo os de classes menores afastados de uma vida digna.
O espaço deveria ser ocupado com moradias populares de fácil acesso para os de menor poder aquisitivo, praças públicas de acesso para toda a população, enfim, projetos sociais envolvendo a todos. Se o espaço é público é para toda a população, e não para quem pode pagar.
Por esses e muitos outros motivos, me compadece, sinto empatia e compartilho do Movimento Ocupe Estelita, que traz a tona uma luta não só de Recife, mas de muitass outras localidades do país que estão vendo seus espaços públicos sendo vendidos e financiados para obras de grandiosidade financeira mas que em nada agregam à quem realmente pertencem: A SOCIEDADE.
Saiba mais sobre o movimento > #OCUPEESTELITA; #OcupeEstelita
Nenhum comentário:
Postar um comentário