terça-feira, 24 de abril de 2012

Saudações nação...


Há um tempo atrás um querido amigo me pediu para escrever um texto sobre o tema 'reggae', fiquei enrolando ele, porque na verdade não sabia sobre o que escrever. Mas hoje vindo pro trampo, andei reparando e pensando em algumas coisas... Muitas pessoas se julgam 'REGUEIROS' sem ser, e muitas pessoas confundem 'REGUEIRO' e 'RASTAFARI'. Fiz uma postagem uma vez falando sobre isso, nem todo regueiro é rastafari! Mas acredito que todo rastafari curta o reggae, ou melhor dizendo, a música jamaicana!

Hoje em dia a questão musical do reggae tá muito confusa e muito banalizada, qualquer pessoa de qualquer vertente, grava uma música com a 'batida' do reggae e todo mundo acha que isso é reggae, mas ao me ver o reggae vai muito além disso. Não é porque o Restart gravou uma música dizendo que é reggae, que eu vou sair por ai divulgando os caras como se eles fossem regueiros, o reggae tem uma musicalidade envolvente e isso é atraente para músicos, principalmente o ritmo estando em alta hoje em dia. Mas tome cuidado, já dizia o poeta: 'Nem tudo que reluz é ouro!' e 'Nem tudo que toca no rádio é reggae!'

A música jamaicana tem essência, tem história, tem raiz, não saia por ai consumindo aquilo que é comercial, de moda e superficial como se fosse algo profundo. Vamos respeitar a cultura, regueira, vamos respeitar os grandes nomes do reggae! 


Se for se denominar regueiro, seja regueiro de coração, alma, espirito, mente e corpo. Se não for assim, diga apenas que você curte o som... Restart, Vitor e Léo, entre outros, não são e nunca serão nomes de peso na música reggae e suas músicas na 'batida reggae', jamais serão consideradas pedras!
O verdadeiro regueiro, tem raiz, tem amor, tem alegria, tem paz no coração, tem respeito e não está acima de tudo e de todos!! Não se esqueça: O reggae tem essência...


É isso, fim!
Dance o reggae music...

3 comentários: